Eras do Branding e marcas valiosas atualmente

Entender sobre as Eras do Branding pode ser um ótimo aliado para ampliar o debate e desenvolver ideias de branding para algum negócio.

Atualmente, falar sobre branding torna-se cada vez mais comum. Entretanto, entendê-lo em sua integridade e trabalhar para seu desenvolvimento é bastante complexo. 

Neste texto, conheceremos um pouco mais sobre o contexto histórico das Eras do Branding, com o intuito de entender o passado para compreender o presente e o futuro.

As Eras do Branding

Mas, afinal, o que são as Eras do Branding? Qual a relevância de compreendê-las?

Historicamente, marcas passam por mudanças que refletem o contexto socioeconômico daquele momento histórico. 

Hoje em dia, podemos analisar mais claramente o quanto a história refletiu nas ações de uma determinada época, e dividimos épocas chamando elas de Eras do Branding.

Branding abrange diversas estratégias, desde o logo, slogan até a personalidade e voz da marca. A função dele é  despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que auxiliem o consumidor a tomar a decisão de compra.

Ou seja, o estudo das Eras do Branding apresenta como, historicamente, grandes marcas posicionaram-se (ou tentaram) e agiram no contexto da época. 

Partimos de um contexto onde as marcas vinham do mercado com pouco ou nenhum tipo de  adequação aos desejos do consumidor. Hoje, marcas simbolizam ideologias, filosofias, crenças e valores. 

Assim, atualmente, é necessário construir marcas fortes para enfrentar o cenário econômico, que se torna cada vez mais volátil e competitivo. Segundo pesquisa realizada pela Interbrand (2023), marcas fortes entregam resultados perenes e são ativos vivos do negócio.

Mas, como esse conceito se desenvolveu ao longo da história? Saiba mais sobre as Eras do Branding.

Era da Identidade 

A Era da Identidade é a primeira a ser identificada diante da pesquisa realizada pela Interbrand. 

Em tese, ela é característica das décadas de 50 e 60, onde o logotipo, nome e slogan são o ponto central de uma marca.

Nessa Era do Branding, há um produto principal e ele é visto como um heroi incrível. Não somente por isso, mas nessa época temos algumas marcas que se tornaram icônicas. 

É o caso da Mattel com o lançamento da boneca Barbie, por exemplo (que conseguiu tornar-se ainda mais atual nos últimos meses).

Assim como o exemplo anterior, podemos lembrar também da marca “Bombril” com o slogan “1001 utilidades” e seus comerciais originais.

Em síntese, podemos pontuar que as características dessa era foram fortemente influenciadas pelo desenvolvimento logístico e economia de escala, que possibilitaram o surgimento das lojas de departamento.

Era do Valor 

A segunda Era do Branding a ser pontuada é a Era do Valor, conhecida por ser a era em que o valor de marca pode passar a ser medido.

No Brasil, essa era teve início nos anos 90, diante da globalização e abertura comercial da época. 

Foi nessa época em que nasceram ferramentas e metodologias para mensurar o valor de uma marca, oportunizando a “geração de valor intangível”.

Ou seja, de uma visão onde o preço é fator decisório, passa-se a falar sobre aumentar a lealdade dos clientes, impactando no branding das empresas.

Com isso, os setores de marketing tiveram uma mudança importante. Eles começaram a ser cobrados sobre retorno de investimentos.

Além disso, no Brasil, a globalização, fusão e aquisição de empresas começava, impactando a economia e comportamento de todos.

Era da Experiência

Desenvolvimento logístico, fusão de empresas, globalização, até chegar à revolução digital. Isto é, a primeira das Eras do Branding que exige impacto na vida do consumidor.

Além de bons produtos e serviços, a revolução digital junto da crise de 2008 também trouxeram a necessidade de criar experiências marcantes, não mais focado apenas no produto.

Os consumidores dessa era exigem engajamento e buscam personalização dos produtos/serviços. Além disso, eles anseiam por uma experiência marcante com a marca.

Era do Você

A revolução digital exigiu algumas novidades, mas ao mesmo tempo, possibilitou que as empresas entendessem mais a fundo o seu público-alvo.

Assim, a Era do Branding chamada de a Era do Você é sobre a customização em massa, fomentada pelas experiências baseadas em dados e inteligência artificial.

É necessário ser relevante na mente do consumidor, ser personalizável em tempo real e criar comunidades a partir disso.

Com isso, foi possível a criação de ecossistemas baseados em dados, que permitem a manutenção da relevância da marca na vida do consumidor.

Era das possibilidades

Essa é a Era do Branding que estamos atravessando. Atualmente, é através das marcas que redefinimos padrões de experiência e ética.

Com isso, marcas são vistas como agentes de mudança. Logo, os consumidores exigem posicionamento e ações considerando o cenário mundial. 

Diante de um mundo em crise em diversas áreas, consumidores buscam marcas que compartilham valores iguais ou similares aos deles.

Ou seja, as marcas precisam ter foco nas pessoas, na sociedade e nas suas necessidades. É um caminho longo, entretanto, “mudanças que acontecem em tempos difíceis tem grande poder sobre o futuro”, reforça a pesquisa da Interbrand (2023).

Marcas valiosas: o que elas fazem?

Este tópico poderia desdobrar-se em diversos outros, entretanto, pincelaremos alguns insights recolhidos diantes do texto sobre as Eras do Branding.

  • Marcas fortes consolidaram-se, atualmente, após a pandemia, mostrando grande capacidade de recuperação;
  • Mesmo com a economia do país abalada, algumas marcas mantiveram-se blindadas contra essas oscilações, e tornaram-se exemplares neste ranking;
  • Uma grande queda no seu setor pode afetar a confiabilidade do seu negócio;

Além destes pontos, é necessário considerar também que com os contextos socioculturais e demandas dos públicos, marcas se expandem para outros espaços e contribuem de diferentes formas na sociedade.

Nos anos 22-23, os 3 fatores de marca que fizeram a diferença foram: alinhamento, empatia e presença. Contudo, esses fatores mudam ano a ano, adaptabilidade é necessidade.

Já falamos por aqui que seguir tendências parece um ótimo caminho, mas é preciso cuidado. Logo, é necessário verificar se os valores do seu negócio estão de acordo com a novidade.

Entender mais sobre as Eras do Branding é fundamental para pensar em novos caminhos possíveis. Quais você acha que serão os desafios das marcas para o futuro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *