Assim como a identidade visual, a identidade verbal é essencial para o seu negócio.
Antes de mais nada, sua estratégia de marca deve ter todos os pilares bem fundamentados para criar uma marca única no mercado. Vamos entender mais sobre o tema?
O que é identidade verbal e sua importância para marcas
A identidade verbal é a essência da voz de uma marca, ou seja, a maneira única como uma empresa se comunica em seus diferentes meios. É com essa identidade verbal que é possível transmitir muito do que a empresa deseja.
Assim, a identidade verbal diz respeito a como uma marca se expressa em palavras, transmitindo seus valores, missão e, também, sua personalidade.
Nesse contexto, chamamos de linha criativa o processo criativo que considera a identidade da marca, as tendências, o mercado, o contexto sociocultural e os públicos de forma estratégica; Logo, a linha criativa verbal é a que cuida da identidade verbal.
Como resultado, inclui a escolha de palavras, estilo e tom de voz, discursos, narrativas, sentimentos a serem evocados. Nesse cenário, existem diversos elementos que compõem a identidade verbal, são eles:
- Naming (nome da marca);
- Manifesto;
- Mensagem;
- Slogan;
- Tom de voz;
- Semântica;
- Discursos;
- Estilo de texto;
- Sons e músicas.
Todos esses elementos auxiliam na criação de um tom de voz bem definido. Assim, é possível que a marca se posicione de maneira clara e possa se conectar mais facilmente com os públicos desejados.
Dessa maneira, é possível entender que trabalhar a identidade verbal da marca, auxilia para criar narrativas envolventes, que atravessam possíveis barreiras com os públicos mais facilmente.
Além disso, é importante reforçar que a identidade verbal da marca deve refletir em todos os pontos de contato dela.
De comunicações institucionais internas, e-mails, site, atendimento ao cliente, comunicação com a imprensa até campanhas publicitárias, mídias sociais (postagens e suas interações).
A importância da escrita afetiva
A escrita afetiva é um ótimo caminho para a construção da identidade verbal, já que narrativas bem elaboradas são capazes de gerar conexões e diversos estímulos.
Assim, a escrita afetiva busca despertar sentimentos e construir relacionamentos: características fundamentais na comunicação digital, onde a interação é constante.
Pequenos detalhes, como escolher palavras e pautas que refletem empatia, cuidado, e conexão com a realidade dos públicos, podem transformar a percepção da marca.
É importante reconhecer que a escrita é uma forma de “chegar no outro”, de gerar diálogo, de afetar, tocar mesmo, acionando diferentes sentidos e emoções.
Por meio da escrita, podemos nos expressar de inúmeras formas. Por isso, tem muito potencial, mas também é preciso atenção a cada significado, cada frase e ao momento de promover certa conversa/assunto.
Diante disso, conhecer profundamente os públicos não é uma opção, é uma obrigação. Dessa forma, o uso de histórias reais e relevantes aumentam a autenticidade da marca em suas mensagens e a escrita afetiva é necessária nessa jornada.
E você, quando pensa em identidade verbal, qual marca vem em mente? A Netflix pode ser citada como um grande case a partir das suas mídias sociais.
Com um tom jovial e descontraído, consegue conectar-se com seus públicos de maneira fluída, e as interações ocorrem naturalmente, como se fossem uma conversa entre amigos.
Se você busca construir uma identidade verbal marcante, que auxilie na construção da sua marca no digital (e fora dele também), podemos ajudar você!
Através da nossa consultoria especializada, cuidamos de toda estratégia de comunicação, incluindo definição de públicos, posicionamento, identidade verbal e caminhos para torná-la única, coerente e adaptável..
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