Atualmente, o atendimento humanizado é essencial para as marcas que buscam se manter atualizadas no mercado.
Entretanto, para compreender a relevância do atendimento humanizado, é essencial olhar para trás e entender porque os públicos anseiam por conexões mais próximas com as marcas.
O avanço tecnológico afetou diretamente a geração chamada de millennials (nascidos entre os anos 80 e início dos anos 2000), que passou a utilizar a internet para realizar compras.
Com isso, alteraram-se os hábitos de compra e fatores que envolvem a decisão de compra de toda uma geração.
Dessa forma, o atendimento humanizado é essencial para manter os públicos interessados em uma marca. Continue lendo e saiba mais sobre esse tópico que amamos!
Atendimento, comunicação e relacionamento
Para marcas de todos os setores, o atendimento, comunicação e relacionamento com os públicos devem andar juntos, seguindo a mesma linha de abordagem. Afinal, é através desses pontos de contato que os públicos entenderão “quem” é a marca.
Ou seja, o atendimento é o ponto de partida para uma comunicação eficaz, pois um cliente bem atendido estará mais receptivo às demais mensagens que a marca deseja transmitir.
A comunicação utilizada deve estar adequada à personalidade, identidade, valores e tom de voz da marca.
Assim, com uma comunicação alinhada desde o atendimento até os demais pontos de contato com a marca, será possível construir relacionamento com os públicos, podendo estabelecer interações positivas, gerando um relacionamento de confiança entre ela e seus públicos.
Entretanto, como mencionado anteriormente, estamos em uma era marcada pela transformação digital e isso nos trouxe a automatização de atendimentos por meio de robôs. A tecnologia é essencial para auxiliar os negócios a serem mais ágeis no seu dia a dia.
Por outro lado, muitas pessoas se sentem insatisfeitas com atendimentos excessivamente robotizados, e que muitas vezes, não resolvem o problema trazido.
Dessa forma, adotar estratégias de atendimento humanizado atrelado à tecnologia tornou-se um diferencial competitivo para as marcas.
Atendimento humanizado na prática
Em resumo, o atendimento humanizado é a maneira como as empresas compreendem e atendem todas as necessidades de seus clientes. Assim, o atendimento humanizado deve trazer empatia e foco na resolução dos problemas, mesmo contando com a tecnologia.
Embora os chatbots sejam robóticos e tecnológicos, eles podem ser programados para oferecer um atendimento humanizado, garantindo maior assertividade na conversa.
Assim, como citado acima, com as mudanças nos hábitos de compra dos millennials, não é só o bom produto ou serviço que os fará gostar da marca.
Então, é através de um atendimento humanizado, que torna-se possível construir relacionamentos com os públicos, mantendo-os engajados e até defensores da marca.
Isso é possível levando em conta a identidade da marca, sua essência e narrativas também no momento de pensar, planejar e agir do atendimento.
E, não é à toa que mencionamos “os públicos” e não “consumidores”. Isso porque, uma marca que preza pelo atendimento humanizado se preocupa com todos os envolvidos – clientes, colaboradores, fornecedores – visando atender a todos da melhor maneira.
Como incorporar o atendimento humanizado no meu negócio?
Em resumo, vimos que devemos prezar por um atendimento humanizado, mesmo com auxílio da tecnologia.
Para isso, as marcas devem construir uma identidade que esteja refletida em seu tom de voz, além de estar atenta aos assuntos em evidência na sociedade e engajar-se em causas que são valorizadas por seus públicos.
A partir disso, será possível criar a narrativa da marca e criar uma conexão autêntica com os públicos. Entretanto, são ações a longo prazo que precisam ser planejadas, inseridas, revistas e atualizadas ao longo do tempo.
Para isso, precisamos seguir alguns pilares para o atendimento humanizado ser efetivo em nos negócios. Os principais pilares do atendimento humanizado incluem: conhecer o cliente; ter um histórico do mesmo; criar memórias positivas; cultivar a empatia e trabalhar com propósito.
Além disso, é importante sempre considerar os feedbacks recebidos como oportunidades de melhoria e revisão dos processos da equipe. Com esses conceitos em mente, é possível implantar o atendimento humanizado no seu negócio e rotina.
Essa tarefa não é simples, e é por isso que a Haura está preparada para auxiliar o seu negócio a entender quais mudanças são necessárias diante do cenário da marca e dos seus públicos.
Nossa consultoria apoia os empreendedores na adaptação às mudanças do mercado, proporcionando segurança nos processos que precisam ser realinhados. Que tal contar com a gente nessa jornada de crescimento?