Branding 2023: para ficar de olho

A cada ano, podemos acompanhar tendências que vão e vem, condizente com a velocidade da  troca de informações no ambiente digital. Com isso, é necessário que as marcas estejam sempre à frente, informando-se das novidades e possíveis assuntos em alta.

Aqui na Haura, acreditamos em um mundo mais real, com organizações coerentes diante do seu discurso e de suas práticas. Afinal, queremos que o digital reflita para além das telas, e trabalhamos para transformar nossas ideias em práticas reais.

Siga a leitura para conhecer temas relevantes para trabalhar no seu branding em 2023, junto com as nossas contribuições para este momento. Boa leitura!

Internet dos sentidos

Talvez você nunca tenha ouvido falar em internet dos sentidos. Este tema é uma das pautas do branding para 2023. Assim, a expressão abrange diversos temas: tecnologia, sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. 

Parece confuso, mas é muito interessante! A internet dos sentidos traz previsões do que esperamos no mundo digital em um futuro não tão distante e foram constatadas no relatório  Hot Consumer Trends 2030 do ConsumerLab

Dessa maneira, expectativas incluem tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e até o desuso dos smartphones, considerando hologramas e aplicações táteis.

Na pesquisa, podemos observar um aumento de experiências em realidades imersivas, conectando todos os nossos sentidos. Para além de pensar em jogos em Realidade Virtual (VR), que já são comuns, é possível pensar na experiência de um e-commerce de roupas, por exemplo. 

Imagine um ambiente virtual no qual o cliente pode sentir o tecido da roupa que está interessado, mesmo estando dentro de sua casa. 

É necessário estar atento às novidades e expectativas do seu público diante do branding para 2023. Não só para aplicar essas funcionalidades (quando disponíveis), mas para utilizá-las como conteúdo de valor para trabalhar com a sua audiência.

Personal branding e branding

Com as necessidades do pós pandemia, o mercado tem se tornado mais humano. Isto é, o  trabalho remoto e distanciamento social impostos durante os últimos anos de pandemia tem tornado o contato cada vez mais importante e, com isso, mais estratégico também.

É sobre esses aspectos do personal branding e branding para 2023 que iremos abordar aqui!

Cada vez mais, as organizações estão convictas de que seu maior ativo são as pessoas. Portanto, o trabalho presencial ganha sua importância quando destinado a atividades que envolvam a equipe, com intuito de gerar conexões e trocas reais. 

Logo, priorizam-se as reuniões, eventos e dinâmicas que não têm o mesmo impacto quando feitos virtualmente.

Não somente no ambiente presencial, o virtual também precisa ser repensado. Afinal, as reuniões online vieram para ficar e precisam adaptar-se à realidade híbrida. 

Ferramentas para torná-las menos cansativas incluem materiais de estudo pré-reunião, menor tempo de duração e um grande entendimento do que funciona ou não para cada equipe.

Sem dúvida, as consequências do pós pandemia não param por aí. Podemos observar o digital tornando-se mais real, sem filtros. Um exemplo disso são os posts com conteúdo pessoal ganhando espaço no LinkedIn, e até febre da Geração Z com as câmeras digitais dos anos 2000, no Tik Tok.

A adaptação a essas mudanças demanda bastante atenção dos líderes da organização. Mesmo com o trabalho híbrido ou 100% remoto, é necessário entender a cultura do local, para assim, traduzi-la no cotidiano. 

Em resumo, podemos afirmar que a tendência de 2023 para o branding e o personal branding é sobre ser cada vez mais humano.

Marketing digital & branding

O marketing digital talvez seja o ambiente mais dinâmico para se trabalhar o branding em 2023. Dado que o ambiente exige criatividade e dinamismo, sem perder a coerência e essência da marca.

Como visto nos parágrafos acima, os usuários digitais anseiam por mais conexão e identificação. Destacamos aqui duas formas que podemos trazer essas tendências para o marketing digital de sua marca em 2023.

As comunidades têm tornado o ambiente digital mais nichado, oportunizando as marcas a atingirem públicos específicos, de acordo com os seus objetivos. Dessa forma, trabalhar o branding em 2023 através de comunidades com propósito comum é uma ótima escolha.

Consequentemente, criar uma comunidade engajada sem tanto investimento em marketing é sempre uma boa ideia. Para isso, entender a linguagem, desafios e anseios do público que quer atingir é essencial. 

A criação de comunidades é muito comum nos perfis de influenciadores, mas algumas marcas já estão atuando neste formato.

Outro ponto que não deve ser esquecido é o uso de dados. As plataformas estão trazendo informações mais específicas sobre os usuários. E elas podem auxiliar a criar identificação e intimidade com o público.

Portanto, informações básicas sobre o seu público auxiliam diretamente no entendimento do comportamento da sua audiência, auxiliando na tomada de decisão diante de dados reais. 

Além disso, as comunidades mencionadas anteriormente podem ser fomentadas, também, através de uma análise de dados. Cruzá-los com estratégias e objetivos continua sendo uma opção inteligente e viável para trabalhar seu branding em 2023.

Comunicação humanizada e marketing com afeto no branding 2023

Os debates sociais possuem grande espaço no ambiente digital. Já falamos que é muito importante que as ações da marca estejam de acordo com o discurso nas mídias sociais, certo?!

Segundo um levantamento da Winnin, há dez tensões culturais que todas as marcas devem estar atentas. Entretanto, evite falar de algo somente pelo buzz do momento. Refletir o contexto que o negócio está inserido e qual o impacto do conteúdo neste meio é essencial.

Gostamos muito de usar as palavras responsabilidade e sensibilidade como guias para os discursos e ações das marcas em que trabalhamos. Logo, elas nos levam a ter práticas mais humanas no cotidiano das organizações.

Alinhar como a sua marca fala, sem perder a coerência e nem estando fora dos contextos culturais e sociais é um processo complexo que requer estudo, pesquisa, planejamento, estratégias e testes. E é algo constante e contínuo!

Acompanhe nossos conteúdos e entenda mais como a Haura Comunicação pode ajudar sua organização a chegar mais longe com comunicação, marketing e afeto.

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