ChatGPT para criação de conteúdo: aliado ou ameaça?

ChatGPT para criação de conteúdo

Nos últimos meses, o ChatGPT ganhou notoriedade como uma tecnologia a partir da Inteligência Artificial (IA). Essa novidade tem despertado tanto admiração, quanto preocupação. 

Embora seja compreensível que existam receios em relação ao avanço da IA, não podemos negar as mudanças positivas, como o seu uso para criação de conteúdo.

É possível utilizá-lo de forma responsável e humanizada, levando em conta também os possíveis impactos sociais desta tecnologia? Siga a leitura e entenda!


O que é o ChatGPT?

Segundo a própria ferramenta, O ChatGPT é um sistema de inteligência artificial, baseado em linguagem natural desenvolvido pela OpenAI. Ele é construído sobre a arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer) e foi projetado para responder a perguntas e gerar respostas de forma contextual e coerente”.

O ChatGPT utiliza o método de “conversação por imitação”, ou seja, é treinado para responder a exemplos de diálogos entre humanos. Assim, ao alimentar o sistema com perguntas e respostas, ele aprende a criar respostas adequadas com base em seu treinamento prévio.

Isto é, em formato de bate papo, podemos realizar perguntas à IA, que trará respostas de acordo com a inteligência programada previamente.

O mecanismo é capaz de capturar padrões e estruturas da linguagem, gerando respostas relevantes e com uma certa dose de criatividade. 

Com isso, surgem as dúvidas acerca de suas referências, como também, de seu uso de forma antiética.

Até onde podemos ir com o ChatGPT?

Além do uso do ChatGPT na criação de conteúdo, podemos considerá-lo em outras situações, como auxílio a estudantes nas suas pesquisas. Ou até situações mais simples, como na criação de roteiros de viagem e organização de listas.

Embora as vantagens sejam notáveis, é fundamental reconhecer os possíveis riscos e desafios associados ao seu uso. 

O uso excessivo dessa tecnologia pode levar à redução de postos de trabalho em determinados setores, afetando especialmente as pessoas de classe baixa. 

Ou seja, é fundamental buscar um equilíbrio entre a automação e a preservação do trabalho humano, para que a sociedade consiga adaptar-se às mudanças tecnológicas sem grandes danos às pessoas.

Para tal, não somente o ChatGPT deve ser visto com cuidado: diversas outras ferramentas de IA estão se popularizando. Um exemplo são as ferramentas de criação de imagens perfeitas através de tecnologia.

Cada vez mais, torna-se um desafio distinguir a ficção da realidade. Assim como, as tecnologias podem nos auxiliar, também podem fomentar a criação das fake news. Entretanto, este é um assunto para outro texto.

ChatGPT para criação de conteúdo

Utilização do ChatGPT para criação de conteúdo

O ChatGPT para criação de conteúdo oferece uma abordagem diferente na criação de conteúdo digital. Com sua capacidade de gerar textos coesos e coerentes, ele pode vir a ser um aliado para escritores, redatores e produtores de conteúdo.

Assim, podendo ajudar nos gatilhos de criatividade dos profissionais, facilitando o processo de criação, dando insights e ajudando com dados das audiências. Além disso, pode fornecer sugestões criativas, corrigir erros gramaticais e oferecer ideias para campanhas.

O ChatGPT para criação de conteúdo deve ser utilizado, via de regra, de forma inteligente e ética. Por que não contar com ajuda dele para criar um calendário de conteúdo relevante para consumidores da marca x?

No geral, auxilia para que profissionais criativos possam agilizar e aprimorar o processo de produção, permitindo que foquem em tarefas mais estratégicas e criativas.

Isso tudo sem esquecer de que a tecnologia utilizada no ChatGPT ainda está em fase de testes e pode apresentar erros e vieses (assim como nós, humanos). E você, já utilizou o ChatGPT para criação de conteúdo? 

Saber utilizar com consciência cada uma das IAs, entendendo que não vão nos substituir, mas podem ser aliadas (dependendo o momento e o contexto) é essencial.

Automatizar alguns processos, tornar mais ágil tarefas simples são alguns pontos. Porém, é preciso cuidado para não nos enchermos ainda mais de outras tarefas e afazeres (alô, sociedade do desempenho).

E acreditamos que, ao mesmo tempo, a valorização da escrita humana se torna cada vez mais importante. Emoções, sentimentos, sensações, experiências: só nós possuímos isso, por que soterrarmos esses aspectos? Escrita é conexão, é reverberar no outro, é troca, aprendizado. É necessário atenção para não nos robotizarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *