Cocriação entre marcas: oportunidades e desafios das collabs

A cocriação (ou collabs) entre marcas são uma tendência em diversos setores. Qualquer marca pode realizar uma collab em parcerias relevantes para o negócio, pois o objetivo principal é alcançar novos públicos.

Essa estratégia de mercado tem crescido bastante nos últimos anos. Afinal, a combinação entre competitividade e busca por inovação de mercado está mudando o comportamento das empresas, o que torna a cocriação entre marcas uma forma de encontrar novas soluções.

O que é a cocriação entre marcas

Trabalhar a diversidade de produtos, ideais e valores das marcas em conjunto, alcançando mais pessoas vem sendo o objetivo principal das collabs. Por vezes, a cocriação entre marcas possibilita atingir um público que não seria atingido em outro formato.

Para garantir o sucesso de uma collab, é essencial que as marcas escolham estratégias que façam sentido para ambas as partes e identifiquem claramente os principais objetivos de suas campanhas.

É importante ressaltar que é pouco provável encontrar cocriação entre marcas concorrentes, uma vez que o objetivo dessas parcerias é alcançar novos públicos, especialmente de segmentos diferentes ou complementares.

Além disso, a exclusividade de uma collab não se limita apenas ao valor monetário, mas também ao valor percebido da marca na mente dos consumidores. Essas coleções, sejam de roupas ou alimentos, por exemplo, sempre são limitadas.

A lembrança duradoura e a percepção positiva da empresa no mercado são elementos-chave que levam o público fiel a enfrentar desafios para ter acesso a algo que poucas pessoas possuirão. Conheça alguns exemplos a seguir!

Cocriação entre marcas: collabs que deram certo 

Frente a isso, existem inúmeros exemplos de collabs que deram certo. Trouxemos para análise dois cases: um com marcas internacionalmente conhecidas, e outro com marcas regionais do Rio Grande do Sul. 

Assim, é possível observar o apelo para a exclusividade nas collabs lançadas, unindo os valores a pontos-chave das marcas, que refletem no gosto do público alvo, gerando novos produtos.

Case: Tiffany e Nike

A collab entre a Tiffany & Co. e a Nike é um exemplo de como as marcas podem unir suas identidades e criar produtos especiais e exclusivos que atraem os consumidores e geram interesse no mercado. 

Essa coleção se tornou uma fusão bem-sucedida do estilo esportivo da Nike com a elegância e sofisticação da Tiffany & Co., oferecendo aos fãs de ambas as marcas uma oportunidade única de possuir um produto exclusivo e de edição limitada.

A collab comemorou os 40 anos do modelo do tênis Air Force 1, em 2022. Chamada de “1837”, em referência ao ano de fundação da Tiffany & Co. 

Logo, essa collab marca a entrada da joalheria no mundo da moda, mostrando sua vontade de se aventurar em novas áreas, seguindo o exemplo de marcas como Louis Vuitton e Thierry Hermès. 

Fonte: Nike e Tiffany
Fonte: Nike e Tiffany

Case: Gang e Fruki

Duas marcas queridas e conhecidas pelo público gaúcho se uniram em uma collab, criando uma coleção de roupas. Essa coleção comemorativa fez parte das celebrações dos 50 anos da marca de refrigerantes Fruki e dos 45 anos da Gang, marca de roupas.

Sendo assim, alinhada ao propósito de estar conectada com a inovação e oferecer o melhor do lifestyle jovem, a Gang viu na parceria uma oportunidade de criar algo emocionalmente significativo para seus clientes. 

A cocriação entre marcas afetivas e marcadas pelo regionalismo oportunizaram uma collab cheia de afetividade, conquistando o desejo do público.

Fonte: Gang e Fruki.

Desafios e oportunidades de optar pela cocriação entre marcas

Conhecer seus públicos é o primeiro passo para o sucesso de uma collab. Afinal, escolher uma marca que esteja vinculada a ideias opostas pode ter um impacto negativo nas percepções diante da sua organização.

Portanto, as collabs são tendências que têm como objetivo mesclar conceitos, ideias ou posicionamento de mercado, aliando processos criativos para gerar receitas e reforçar a visibilidade da marca junto aos públicos.

Além disso, outras oportunidades com as collabs são:

  • A ampliação do awareness da marca;
  • A possibilidade de aumento do portfólio com produtos exclusivos;
  • O aumento do engajamento dos consumidores;
  • A expansão da visibilidade nas redes sociais e no boca a boca; 
  • O aumento de vendas; 
  • O fortalecimento da marca como um todo.

No entanto, entender a realidade do negócio antes e depois da realização da collab é essencial para avaliar o sucesso da parceria

Diante disso, é importante realizar um pós-teste de comunicação e avaliar a aceitação da cocriação entre marcas perante os consumidores, para saber se a parceria atingiu seus objetivos e teve um impacto positivo na marca.

Em resumo, escolher uma collab que esteja alinhada com a persona da sua marca, que tenha objetivos claros e que possa gerar valor e impacto positivo para a empresa e seus consumidores é fundamental. 

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