No cenário digital atual, onde a informação é abundante e constante, a curadoria e a produção de conteúdo desempenham papel fundamental para as marcas estabelecerem sua presença e se destacarem.
Neste texto, exploraremos a importância desses dois elementos essenciais para o sucesso das estratégias de marketing digital e posicionamento de marca.
O que é curadoria e conteúdo no contexto digital?
A curadoria consiste na seleção, organização e apresentação de informações relevantes para um determinado público-alvo. Já o conteúdo engloba tudo aquilo que é criado e compartilhado pelas marcas, como textos, imagens, vídeos e infográficos.
Ou seja, em um cenário de excesso de informações, a curadoria é essencial para eleger quais conteúdos devem ser utilizados nas suas mídias. Bem como, a curadoria auxilia no refinamento e seleção de informações, a fim de trazer um conteúdo estratégico e de qualidade.
Tanto a curadoria quanto o conteúdo são essenciais para as marcas navegarem no oceano de informações das mídias sociais e se destacarem em meio à concorrência. Além disso, é importante destacar que ambos surgiram como resposta à era da informação.
A informação em demasia oferecida através do digital trouxe diversos reflexos para a sociedade. A divulgação de informações falsas (as famosas fake news), é uma delas. Assim, a qualidade e a relevância vem se tornando mais importantes do que a quantidade.
Produção de conteúdo para posicionamento digital
Uma das possibilidades de atuar e entender a comunicação digital é definido pelos 7Cs, de acordo com a Adnorml. Cada uma das 7 palavras que inicia com C deve ser levada em consideração na produção de conteúdo digital. São elas:
- Comunidade;
- Conteúdo;
- Curadoria;
- Criação;
- Conexão;
- Conversação;
- Conversão.
Esses termos ressaltam a importância de criar e compartilhar conteúdo significativo para engajar e converter o público-alvo. Dessa forma, fica mais fácil ainda entender o quanto a curadoria de conteúdo é essencial para o posicionamento digital, não é mesmo?
O processo de produção de conteúdo para o posicionamento digital envolve diversas etapas, desde a pesquisa e planejamento até a criação, publicação e análise dos resultados.
Afinal, é essencial desenvolver conteúdo relevante, informativo e envolvente, que responda às necessidades e interesses dos públicos, além de estar alinhado com os objetivos e valores da marca.
Construir autoridade, estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes e posicionar a marca são objetivos que podem ser alcançados através de uma curadoria de conteúdo.
Antes de tudo, acreditamos que investir em conteúdo de qualidade é investir no sucesso a longo prazo da sua marca no ambiente digital.
Posicionamento digital: primeiros passos
Em síntese, se você busca fortalecer sua presença digital, é essencial contar com uma excelente curadoria e produção de conteúdos. Esse serviço é oferecido por agências de conteúdo, como a Haura.
Há mais de 5 anos, desenvolvemos estratégias de curadoria e produção de conteúdo personalizadas para as necessidades de marcas de diversos segmentos.
Atuamos com mídias sociais (Instagram, Facebook, Linkedin) e também com textos para blogs, e-mail marketing e demais serviços pensados para alcançar os objetivos da sua marca.
Venha ser um parceiro da Haura e conte com a gente para construir seu posicionamento digital! Entre em contato com a gente e não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nosso Instagram!