Identidade de marca consistente para fortalecer o seu branding

Uma identidade de marca vai muito além do logotipo ou uma paleta de cores atraente. É sobre capturar a essência da empresa, sua missão, valores e cultura, para comunicá-la de forma consistente e autêntica aos públicos. 

Assim, a identidade é uma das maneiras de diferenciar uma marca das outras e criar conexões emocionais duradouras com seus públicos. 

No âmbito do branding, a identidade de marca é a base sobre a qual todas as estratégias e ações são construídas, tornando-se essencial para o sucesso a longo prazo.

Fundamentos da identidade de marca

O conjunto de características únicas de uma empresa, que possibilita sua identificação e reconhecimento no mercado, pode ser chamada de identidade de marca

Dessa forma, essas características podem ser: a comunicação visual (cores, tipografia, logotipo, texturas) os serviços (padrões utilizados), produtos (preço, formas de venda) e tudo aquilo que envolve a estrutura da marca.

Além de todos os aspectos mencionados, também é preciso que a marca atinja algumas dimensões para ser lembrada pelos seus públicos pela sua identidade de marca, são elas:

  • Física: refere-se aos elementos que conferem singularidade à marca e podem se manifestar nos produtos, serviços, instalações físicas, entre outros aspectos;
  • Cultural: está associada ao conjunto de valores do negócio e às soluções que ela disponibiliza;
  • Intersubjetividade: aspecto referente a humanização da marca, estabelecendo uma conexão mais profunda com os consumidores, o que tem um impacto direto na tomada de decisão de compra;
  • Significado: relaciona-se ao contexto em que os produtos ou serviços se inserem em relação ao comportamento dos clientes;
  • Mentalização: associa-se  à maneira como a marca se integra à rotina do consumidor.

Ou seja, a identidade de marca é um conjunto de fatores que devem andar juntos para que a marca consiga alcançar o que almeja. São diversos pontos de contato que devem refletir aquilo que a marca é em seu interior, em seu DNA.

Relações entre identidade de marca e branding

A identidade de marca e o branding são dois conceitos intimamente interligados, assim, cada um complementa e fortalece o outro. Então, enquanto a identidade de marca define quem a empresa é, o branding molda como ela é percebida pelo mundo, estratégias e ações possíveis.

Podemos dizer que é através do branding que a identidade de marca ganha vida, sendo expressa em todos os pontos de contato com os públicos, desde o design do produto até as mensagens de marketing. 

Em síntese, um branding eficaz é aquele que consegue traduzir com precisão a identidade da marca, conectando-se com seus públicos.

Consultoria personalizada

Na Haura, oferecemos serviços de consultoria especializados em identidade de marca e branding para ajudar as empresas a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo. 

Nossa abordagem personalizada se adequa às necessidades do seu negócio. Por isso, desde dúvidas específicas à criação de identidade visual, nossa equipe está aqui para ajudar sua marca a estar alinhada com as suas expectativas.

A Fernanda Ens, empreendedora, gestora esportiva, mentora e criadora do Método de Estilo de Vida Esportivo, é uma das nossas clientes mais antigas. Hoje, administra três negócios: sua marca pessoal, a Escola de Raquetes e a ENSportive.

Durante nossos encontros e conversas, refletimos sobre sua marca própria: propósito, objetivos, identidade, personalidade, narrativas e linguagem apropriadas para seu contexto, públicos e reputação pretendida. 

Além disso, discutimos e criamos possibilidades para arquitetar e associar as demais marcas entre si. Assim, o processo envolveu diálogo, trocas, criações e tarefas para auxiliar a Fe a ter mais clareza e ideias para os seus negócios,

Diante disso, possuímos três formatos de consultoria para que você possa escolher a mais adequada ao seu atual momento.

A partir da sua necessidade, elaboramos um cronograma com cada etapa da consultoria: personalizamos as conversas, orientações e conteúdos especialmente para você.

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