Marcas e contemporaneidade: entre propósito genuíno e práticas vazias

Não é novidade que as marcas precisam acompanhar a sociedade e as tendências culturais, para atenderem as demandas dos seus públicos. Entretanto, discursos vazios não levam a lugar nenhum. 

Então, vem refletir com a gente sobre o impacto negativo de práticas discursivas, como o greenwashing e wellness washing, e como ainda é possível encontrar exemplos genuínos de propósito.

É possível acompanhar as tendências e ainda ter um propósito?

Vivemos em uma era em constante transformação, onde as marcas desempenham um papel crucial na sociedade. Há algum tempo, as marcas vinham do mercado com pouco ou nenhum tipo de adequação aos desejos do consumidor. 

Hoje, mesmo sem querer, simbolizam ideologias, filosofias, crenças e valores. Com isso, aquelas que conseguem se manter atualizadas, agregam valor tangível e intangível, construindo uma reputação firme.

Portanto, é necessário construir marcas com um propósito real, e não apenas discursivo. Inclusive, já falamos um pouco sobre isso neste texto aqui.

Nesse contexto dinâmico, observamos tanto exemplos inspiradores, quanto preocupantes, de como as marcas se posicionam e se comunicam. Então, vamos conhecer dois exemplos inspiradores?

Marcas de propósito: Pantys e Dengo Chocolates

Marcas como Pantys e Dengo Chocolates destacam-se como referências positivas atualmente. Ou seja, elas não passaram a praticar um discurso para se adequar às tendências, mas sim, nasceram com o propósito intrínseco a elas.

A Pantys, ao abraçar a sustentabilidade de verdade, redefiniu o conceito de underwear, criando calcinhas menstruais e falando sobre menstruação sem tabus. 

Desafiando estereótipos, a marca esgotou seu estoque no lançamento e hoje é um case de sucesso no Brasil.

Já a Dengo Chocolates, é uma marca de chocolates que não se preocupa apenas em entregar um produto de qualidade. 

Assim, são comprometidos com práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva, desde o cultivo do cacau até a embalagem final.

Ou seja, essas marcas não apenas adotam práticas conscientes, mas também incorporam valores sociais em seu DNA.

Portanto, tornam seu valor integralmente valioso, pois o consumidor contemporâneo anseia por marcas com práticas e discursos alinhados.

O que são práticas discursivas?

Infelizmente, nem todas as marcas adotam práticas genuínas. Temos como exemplo o fenômeno do greenwashing. Ele refere-se à estratégia de apresentar uma imagem ambientalmente amigável sem a devida sustentabilidade real. 

Um exemplo disso, são as embalagens verdes, com imagens de plantas e palavras que remetem à sustentabilidade. Entretanto, o rótulo do produto e práticas da empresa não traduzem a imagem criada na embalagem Essa prática discursiva se chama greenwashing.

Existem outros exemplos, como o wellness washing, onde, por exemplo, empresas têm discurso de preocupação com o bem-estar dos funcionários, e não realizam projetos que abordem isso no dia a dia.

Portanto, as práticas discursivas vazias são perigosas para todos: clientes enganados e empresas com imagem e reputação em risco. Além disso, empresas que adotam tal prática estão longe de contribuir efetivamente para um futuro sustentável.

Ei, empreendedor! Esse texto também é para você

E você, que está lendo este texto e possui uma marca, ou atua em um local que talvez “não seja tão grande assim para se preocupar com boas práticas”. Já parou para pensar que essas atitudes devem ser praticadas dentro de qualquer negócio?

Sabemos que não é tarefa fácil. Na maioria das vezes, atuamos no modo “eupreendedorismo” – o dono do negócio é seu único funcionário. Isso nos desafia todos os dias a conseguir realizar todas as tarefas exigidas em uma empresa, que são muitas!

Entretanto, investir em um propósito genuíno, alinhado com valores ambientais e sociais, não apenas atrai consumidores, mas também constrói uma reputação sólida a longo prazo. Ou seja, traz um potencial de crescimento ainda mais concreto.

O comprometimento com a transparência e a responsabilidade social é o alicerce de uma comunicação eficaz e duradoura. Aqui na Haura, auxiliamos empreendedores a desenvolverem sua marca ou realizarem o processo de rebranding.

Além disso, contamos com consultoria de comunicação para diversas etapas da sua marca. Quer saber como funcionam esses serviços? Entre em contato com a gente, e não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nosso Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *