Produção de conteúdo para além das mídias sociais

Quando falamos em produção de conteúdo, logo pensamos em mídias sociais, né? Mas no ambiente digital, as possibilidades são múltiplas. E precisamos ter isso em mente para construir marcas fortes que informam, engajam, conectam e convertem.

As estratégias de brand content e marketing de conteúdo podem (e devem) ser exploradas pelas marcas a partir de diferentes frentes e meios para gerar valor, para ajudar as pessoas e, claro, se posicionar em prol dos valores que acredita.

Que tal entender mais sobre esse assunto? É só continuar acompanhando a leitura!

O que é a produção de conteúdo?

Pesquisar, mapear, observar, conectar, criar, curar… São várias etapas até o conteúdo, sobretudo digital, chegar até os públicos. Hoje, com tantas informações, (falta) de atenção e aceleração, temos dificuldade de escolher e entender o que de fato é relevante.

Então, as marcas começaram a se preocupar com isso e passaram a ser agentes tanto curando conteúdo quanto criando novos ou patrocinando meios/mídias. Por isso, a curadoria de conteúdo tem se tornado uma capacidade individual, coletiva e marcária importante.

Por isso, costumamos utilizar a combinação de curadoria e produção de conteúdo. Nada mais é que desenvolver conteúdos (em diferentes meios, mídias e formatos) de forma atrativa, relevante e interessante para os públicos.

E claro, os conteúdos precisam ser adaptados ao longo tempo de acordo com mudanças da própria marca, das demandas dos públicos, das transformações dos contextos e da definição de objetivos organizacionais.

Nesse cenário, existem diferentes tipos de conteúdo com diversos propósitos como engajar, entreter, informar, inspirar, atrair, converter, vender, conectar e assim por diante. 

Chamamos por aqui de pilar de conteúdo e ele vai direcionar a finalidade, a criação e mensuração do que foi planejado e criado.

Estratégias de conteúdos para marcas que influenciam

Segundo Terra (2021)*, as marcas se tornaram agentes que influenciam comunidades, audiências e consumidores, buscando maneiras estratégicas de estabelecer vínculos duradouros. Mas, como essa influência é construída?

A produção de conteúdo é um dos principais caminhos para as marcas se aproximarem dos públicos. No digital, a disseminação de conteúdos relevantes e autênticos gera engajamento e fortalece a relação com as comunidades. 

Além disso, Terra (2021) aponta que essa estratégia, conhecida como brandcast, permite que as marcas se comuniquem de maneira mais próxima e contínua, criando conexões que vão além da simples exposição de um produto.

Atualmente, marcas não apenas divulgam produtos, mas também constroem narrativas e experiências que envolvem e inspiram seus públicos. 

Seja por meio de redes sociais, blogs, podcasts ou vídeos, a criação de conteúdos estratégicos possibilita que as marcas sejam vistas como referências em seus segmentos. 

Logo, quando queremos saber sobre algum assunto, acabamos encontrando informações produzidas por marcas através dos seus conteúdos. 

Estamos na intersecção entre apenas disseminar informações e de fato produzir conteúdos relevantes. Assim, produzir conteúdos relevantes e autênticos é o que diferencia marcas que apenas vendem daquelas que realmente influenciam.

Outros dois termos que estão relacionados a esse contexto são brand content e o marketing de conteúdo. 

O brand content é uma abordagem voltada para a criação de conteúdos que reforçam a identidade da marca de maneira mais natural, autêntica e envolvente. Por isso, o objetivo principal não é vender diretamente, mas sim gerar valor para a audiência por meio de histórias, experiências e conexões emocionais. 

Já o marketing de conteúdo é uma estratégia mais ampla, baseada na produção e distribuição de conteúdos relevantes para atrair, engajar e converter os públicos. 

Sendo assim, pode incluir blogs, vídeos educativos, e-books, newsletters e outros formatos que oferecem informações úteis, posicionando a marca como uma referência.

Possibilidades de produção de conteúdo para se destacar

Se produzir conteúdo tem se tornando algo essencial para diferentes marcas independente do tamanho, segmento, atuação, o que você está esperando? E tem mais: é possível ir além, usar a criatividade e desenvolver conteúdos digitais diferenciados.

Não queremos minimizar a importância das mídias sociais, pelo contrário! Em geral, é importante ter uma estratégia alinhada com esses meios, sobretudo quando falamos de marcas consistentes e bem posicionadas.

Bom, estamos falando de infoprodutos, produtos digitais e outras possibilidades de formatos. Aqui vale blogs, vídeos, infográficos, guias visuais, cursos, workshops, newsletters, ebooks (e até onde sua imaginação fluir). Também é possível misturar formatos e assuntos, dependendo do cenário.

Diferente de posts em mídias sociais que costumamos ser mais rápidos, os infoprodutos geram um impacto mais duradouro. Logo, posiciona sua marca como autoridade, aprofundam as relações e podem, inclusive, se tornar fontes de receita. 

Mas além do formato, é preciso focar na abordagem. Para engajar de verdade, os conteúdos precisam contar histórias, despertar emoções e criar identificação. Mais do que nunca, marcas precisam ir além da autopromoção e adotar uma postura de curadoras e contadoras de histórias.

Se sua marca quer se destacar no digital e na produção de conteúdos, está na hora de criar conteúdos estratégicos, educativos, informativos e envolventes.

Aqui entra o nosso papel! Ou seja, ajudamos a desenvolver infoprodutos para marcas que querem ir além e buscam construir narrativas envolventes. Vamos conversar mais sobre isso? 

*Terra, C. F. Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2021.

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