As mudanças no ambiente digital são constantes. É preciso estar atento para acompanhar as novidades e manter o seu negócio atualizado nas redes, como é o caso do Social Search.
Pensando nisso, no texto de hoje, discutiremos sobre essa atualização da Google que foi divulgada recentemente.
Essa mudança influi diretamente nos mecanismos do algoritmo para indicações e busca. Conheça mais sobre essa novidade e como ela pode impactar no seu negócio!
O que é e como surgiu o Social Search
O Social Search pode ser traduzido como “pesquisa social”. Ele surge como um mecanismo de pesquisa que é como uma versão aprimorada da pesquisa na web, combinando algoritmos específicos sobre a rede do usuário.
Ou seja, no lugar de classificar os resultados da pesquisa somente com base na relevância entre uma consulta e os resultados, o Social Search leva também em conta as relações sociais entre os resultados e o pesquisador.
Com esse novo serviço de busca, a ideia é entender as conexões do usuário para trazer resultados ainda mais relevantes. Ele considera conexões de amizade, negócios e interações, trazendo também os dados de pessoas que você confia.
Em suma, o Social Search veio com o intuito da personalização de resultados na web. Você já consegue pensar em mudanças que possam surgir com isso no ambiente digital?

Mudanças no Google
Certamente, o Google vem mostrando cada vez mais seu interesse nas pessoas e suas redes. Com esta mudança, teremos que estar ainda mais atentos às conexões que fazemos no mundo digital.
O algoritmo “tradicional” define a relevância de um site através de uma análise do texto, do conteúdo da página e da estrutura de links do documento.
Através da tecnologia do Social Search, esses resultados sofrerão alteração de acordo com o conteúdo que foi criado ou tocado por outros usuários que estão no Social Graph do usuário.
Resumidamente, podemos dizer que é uma tecnologia de pesquisa personalizada com filtragem de comunidade online, que produz resultados personalizados.
Como o Social Search complementa estratégias de marketing digital
Essa mudança impacta diretamente os negócios que utilizam o marketing digital como estratégia. Cada vez mais, será necessário gerar conteúdo relevante, para manter uma comunidade engajada, e assim, aparecer em resultados desta rede.
Como sempre mencionamos, é importante manter todas as vertentes do seu negócio alinhadas. Isto é, utilizar o digital e o offline, manter o discurso e prática alinhados, entre outros.
No digital, é necessário estar ainda mais atento às mudanças, pois nosso engajamento é diretamente impactado por elas: há pouco controle! O Social Search com certeza irá alterar o funcionamento do SEO, por exemplo.

O Social Search vem com um apelo muito grande da confiança que você deposita em sua rede. Por isso, o ranqueamento dos conteúdos e relevância deles para a comunidade tornam-se pontos ainda mais focais a serem trabalhados.
Um dos cuidados que devemos manter é o de possuir conteúdos consistentes e relevantes em diferentes redes, isto é: site, blog e mídias sociais.
Isso gera o chamado brand awareness (reconhecimento de marca), que é, em suma, a estratégia de falar sobre a marca em diferentes redes e gerar descoberta e engajamento por pessoas diferentes.
É necessário ter conhecimento sobre os diferentes públicos envolvidos no seu funil, quais as formas que eles chegam até a sua marca, e qual o nível de conhecimento deles em cada um dos níveis.
Esteja atento aos canais oficiais da Google, assim como o Google Trends e o Google Insights, eles trazem diversas informações sobre a Jornada do Consumidor, que auxiliam você a definir a melhor estratégia para o seu tipo de público.
Esse texto ajudou você a ter algumas ideias para manter o seu negócio relevante no meio digital? Vamos adorar saber! Deixe um comentário em nosso Instagram!